domingo, 13 de abril de 2014

As Asas do Desejo

 
https://www.youtube.com/watch?v=GfznAXht2o0

Lembro-me de quando eu era muito pequena e rezava ao anjo da guarda antes de adormecer. E até deturpava um pouco a oração. Ouvia a minha irmã: "Anjo da guarda, minha companhia, guarda a Teresinha e a maninha, de noite e de dia." E eu, logo a seguir, na ânsia de imitar a mana mais velha, acrescentava-nos mais uma irmã. Dizia: "Anjo da guarda, minha companhia, guarda a Isabelinha, a Teresinha e a maninha, de noite e de dia." E por mais que me dissessem: "Não, a maninha de que a Teresa fala és tu", eu não me convencia. Ficou sempre assim: "a Teresinha e a maninha".
Na verdade, ainda hoje acredito que há na minha vida um "anjinho da guarda" que me acompanha, que vela por mim e que "guia a minha alma de noite e de dia", tal e qual como na oração da minha infância.
Não sei se terá sido também por isso que gostei tanto de "As Asas do Desejo" de Wim Wenders, que é sem dúvida um dos filmes da minha vida. É um filme já antigo, de 1987, muito falado na época em que saiu e que julgo  ter sido premiado no Festival de Cannes, pelo menos. Na altura, comprei a banda sonora. Em vinil, claro.
O título original, Der Himmel uber Berlin, situa-o no espaço, onde Bruno Ganz e Otto Sanders (os anjos Damiel e Cassiel) são os heróis, que velam pelos que sofrem e acompanham os pensamentos e as vozes interiores daqueles com quem se cruzam. É magnífica a cena da biblioteca, por exemplo, ou a história de amor com a trapezista solitária, que leva  o anjo a apaixonar-se e a querer perder a imortalidade para viver a condição humana no que há nela de mais simples e encantador.
E o filme tem ainda Nick Cave e o poema de Peter Handke: als das kind kind war (...) wusste es nicht dass es kind war (...) und machte kein Gesicht beim fotografieren. Há pois muita coisa que faz deste filme um filme excepcional.
(E eu acredito que há anjos nas bibliotecas; e que é maravilhoso deixar-se ir nas asas do desejo...)

2 comentários:

  1. Desde logo, o meu agradecimento por 'La canción de Cassiel'.

    As Asas do Desejo trouxeram uma certa magia.

    Acredito que todos nós teremos um 'anjinho da guarda'.

    Beijinho e boa semana, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de Nick Cave. E gostei muito do filme, também, ainda aue só o tenha visto uma vez.

      Obrigada. Boa semana também para si. Beijinho

      Eliminar