terça-feira, 5 de maio de 2015

O mês do Rocío





 
Muy dentro del corazón
De una forma permanente
A la Virgen del Rocío
Siempre la tengo presente
 
 
 
 

13 comentários:

  1. Imagino a pena que lhe faz não estar por lá, Isabel... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo, tem razão: este ano o Rocío é no fim de semana de 22, 23 e 24 (coincide sempre com o Pentecostes), mas eu já sinto aquela indescritível espécie de nostalgia de saber que este ano não vou estar onde devia.

      E eu, que sou assumidamente apaixonada pelas suas fotografias, imagino como poderia ser belíssima a sua reportagem: os corpos cansados mas felizes, cobertos pelo pó do caminho, o colorida das apresentações do "sinpecao", a luz do entardecer na marisma...

      Tem que pensar em passar por lá um dia. É que mesmo para quem não tem fé, aquela é uma festa única, absolutamente envolvente, que toca toda a gente na sua explosão de cor e de vida, tão diferente de tudo o que conhecemos... :)

      Eliminar
  2. pelas imagens postadas deve ser uma festa muito especial. É espanhola, Isabel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é espanhola, andaluza, na província de Huelva. Para saber mais, leia aqui: http://isabelmouzinho.blogspot.pt/2013/05/o-rocio-colado-ao-coracao.html

      Eliminar
  3. Bom dia, ando com muita vontade em ir ao Rocío, mas o que me faz sempre adiar é o medo da enorme confusão, qual o dia que melhor aconselha o sábado ou o domingo. Eu sou uma apaixonada pela Andaluzia e estas festas encantam-me e esta já a ando adiar à uns 3/4 anos. Ao ler o seu texto deu-me mesmo mais vontade de ir. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alguma confusão, mas isso faz parte da festa, Helena. Há mais que isso, colorido e alegria, mas também espiritualidade e recolhimento, se o quisermos.
      Essa maneira festiva de viver a fé foi o que mais me tocou da primeira vez. E mudou a minha vida, de certo modo.
      O Sábado ou o Domingo? Eu diria os dois. Ambos são fantásticos; mas diferentes.
      Para primeira vez, talvez ir no Sábado (querendo ir só um dia). É o dia em que as "hermandades" se apresentam à Virgem. Tente chegar muito cedo para ainda assistir à chegada da irmandade de Triana, vinda do "caminho" que é a última a chegar e a primeira a apresentar-se e por isso fá-lo directamente.
      Isto dura o dia todo. Por isso vê uma parte das apresentações e depois vive por dentro o ambiente da aldeia. E vai ver que vai querer voltar... ;)

      Eliminar
  4. Obrigada Isabel pelas suas dicas, vou ver se ainda consigo ir este ano mas se não no próximo vou de certeza, agora com o seu testemunho a vontade é muito maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano a Romaria é daqui a quinze dias. Para o ano treze, catorze e quinze de Maio. (É sempre no Pentecostes). Mas também vale a pena passar lá sem ser na Romaria e ver a diferença.
      Esteja à-vontade e pergunte o que quiser: desde que eu saiba a resposta...
      Posso garantir-lhe que vale a pena. Não conheço ninguém que não tenha gostado e "o espírito rociero" entranha-se-nos na pele e ali fica para sempre, como uma tatuagem, mas muito melhor e mais bonito. :)

      Um beijinho

      Eliminar
    2. Helena, especialmente para si, e para ter uma ideia como aqui a fé é festa e alegria, aqui tem a apresentação à Virgem da "Hermandad de Huelva", na romería do ano passado. Nesta eu também estive ;)

      https://www.youtube.com/watch?v=bdOmJHtcsFg

      Eliminar
    3. Muito obrigada Isabel, adorei o que vi, cada vez fico com mais vontade de concretizar a minha ida lá que já venho adiando à dois ou três anos.

      Eliminar
    4. Bom, é apenas uma parte do que lá se passa e só vivendo-o é possível entendê-lo na sua plenitude.
      Nos próximos quinze dias, provavelmente, aqui por "casa", voltarei o assunto, porque mesmo quando não vou (como é caso este ano), estes são dias que vivo intensamente, com o pensamento e o coração naquele lugar, que me é tão especial. :)

      Eliminar
  5. Bom dia Isabel, se me premite que a trate assim, estive no el rocío no sábado e nem tenho palavras para expressar o sentimento do que se vive lá, realmente é uma festa única, especial, e foi graças ao seu testemunho que eu disse que deste ano não passaria eu e familia irmos até lá, e saí de lá com a minha medalha ao peito com a promessa de voltar e voltar a viver esta festa de alegria com mais tempo. Entendo o seu sentimentode nostalgia quando lá não pode estar, principalmente se tiverer ligações com rocieros, porque aquilo vivido com eles deve ser uma coisa fascinante. pela minha parte Bem Haja pelo seu testemunho que me deu uma força extra para lá ir e vim de lá de coração cheio.
    P.S. E sim vi a irmandade de Triana apresentar-se foi a sexta a primeira foi a de Madrid, e foi emocionante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Helena, fico mesmo contente que tenha podido viver também aquelas fortíssimas emoções. Na verdade, eu própria me sinto "rociera", mas tenho muitos amigos espanhóis com casa lá, o que torna tudo ainda mais especial. Este ano até chorei de pena de não ir.
      Só me falta fazer o caminho com uma irmandade, mas logo no primeiro ano (em 2000) apresentei-me à Virgem com a irmandade de Badajoz. Já fui nove vezes à Romaria e muitas também quando não há festa. Na verdade acredito que "La blanca paloma´" sempre está comigo e me guia e protege e acompanha. :)

      Olé hermana rociera! ;)

      Eliminar