segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Síndrome de Estocolmo


Ethan Hawke tem um nome que eu não consigo pronunciar, mas está há muito na lista dos meus actores preferidos, como já disse aqui, daqueles que fazem qualquer filme valer a pena. 
É um pouco o que se passa com "Síndrome de Estocolmo", o filme de Robert Budreau, que relata, com alguns contornos ficcionais, decerto, a história que deu origem ao conceito: o assalto ao Kreditbanken de Estocolmo, em Agosto de 1973, no qual as vítimas mostraram particular empatia com os agressores durante os seis dias em que decorreu o sequestro e mesmo posteriormente. 
Esta identificação afectiva e emocional entre "agressor" e "agredido" é, neste caso, muito conseguida pela performance dos principais protagonistas - Ethan Hawke e Noomi Rapace - que é o que valoriza o filme que, além disso, não surpreende nem entusiasma excessivamente, para além de ter Bob Dylan como música de fundo, o que é sempre agradável. 
E, a  mim, deu-me também vontade de ir visitar Estocolmo, que ainda não conheço.

2 comentários:

  1. Não consegue, Isabel?
    Claro que consegue!

    Ítane Óki

    Isto é só mesmo solidariedade entre nativas do mesmo signo, e também porque Mr. Hawke é um dos meus actores preferidos de há muitos, muitos, muitos anos.
    É um homem muito inteligente e qualquer filme com ele vale sempre a pena.
    Ah, e boa viagem até Estocolmo :)
    Depois conte se gostou, okay?

    Maria

    ResponderEliminar