segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Comédia(s) de Costumes


A dupla Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri já nos habituou a um olhar mordaz sobre a sociedade, em divertidas comédias feitas de humor inteligente e observação dos comportamentos humanos, desde o muito premiado Le goût des autres, de 2000.
É um pouco nesta linha que surge o último filme de Agnès Jaoui, de 2018, mas só agora estreado entre nós, Place Publique, cujo argumento foi de novo escrito a dois, e que ambos protagonizam juntamente com Léa Drucker e um conjunto de outros actores, que contribuem em grande parte para o (bom) resultado conseguido.
Há quem considere que este filme fica aquém do primeiro filme da realizadora, já mencionado, e considerado por muitos a sua obra-prima. Sem querer entrar nesse tipo de comparações, que não vêm ao caso, Place Publique faz-nos passar uns divertidos 98 minutos, com um olhar mordaz sobre (quase) todos os vícios da sociedade moderna, onde não falta a crítica ao desejo da eterna juventude, à sede da fama, ao olhar desencantado sobre o tempo que passa, aos Youtubers, à imigração, às preocupações humanitárias e ao desprezo de quem está mais próximo de nós, ao choque de classes sociais e de gerações, tudo em tom ligeiro e humorístico, que nos faz rir e pensar naquilo de que rimos, simultaneamente.
Não será uma obra maior, decerto, mas trata-se um interessante filme, que nos conta uma história que é, afinal, sobre todos nós. E, por isso, eu acho que vale a pena ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário