terça-feira, 8 de maio de 2012

A Ilha

É talvez o meu poema preferido...
Gostava de ser capaz de escrever assim:

Deitada és uma ilha. E raramente
Surgem ilhas no mar tão alongadas
Com tão prometedoras enseadas
Um só bosque no meio florescente

Promontórios a pique e de repente
Na luz de duas gémeas madrugadas
O fulgor das colinas acordadas
O pasmo da planície adolescente.

Deitada és uma ilha que percorro
Descobrindo-lhe as zonas mais sombrias
E nem sabes se grito por socorro

Ou se te mostro só que me inebrias.
Amiga, amante, amada, eu morro
Da vida que me dás todos os dias.

David Mourão-Ferreira

1 comentário:

  1. um dos meus poemas favoritos também... ainda me lembro de o andar a tentar decorar e perceber a mensagem para pode-lo recitar numa das aulas de português 8ºano (2007/2008)
    Beijinhos

    ResponderEliminar