quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Calma!



No blog da Helena Sacadura Cabral, que sigo atenta e fielmente, havia ontem um post chamado "Tentar ser feliz" que parecia ter sido escrito para mim.
A propósito da nossa capacidade de "distinguir o essencial do acessório", dizia: "Se todos fossemos preparados para gerir as emoções ( ...) eramos  de certeza mais felizes".
A verdade é que na última semana me tenho sentido um pouco mais infeliz (bom, reconheço que o termo é demasiado forte para a situação), mas pelo menos desalentada com a mudança de espaço de trabalho de uma sala luminosa e com vista para a Av. de Roma, de um gabinete com mais duas pessoas, para uma espécie de "sótão", de tecto baixo e paredes cinzentas, de onde só vejo uma nesga de céu,  com nove pessoas barulhentas e desarrumadas à minha volta, que têm pouco a ver comigo.
No fundo, sei que isto é uma questão menor, que provavelmente vou habituar-me à nova realidade, que apesar de tudo prefiro estar aqui do que numa escola onde sei que o meu quotidiano seria ainda mais intranquilo.
Enfim, vou ter de recorrer ao meu lado mais "zen"...
E, como diz a Helena, "tudo o que é bom deve ser feito devagar, sentido devagar, gozado devagar". Mas essa é uma aprendizagem que se vai fazendo em cada dia, porque a serenidade vai-se refinando com o tempo.


2 comentários:

  1. A Helena mantém a sabedoria de nos fazer chegar o essencial. É bom lê-la e ouvi-la.

    PS1- Com que então era minha vizinha em Lisboa... :)

    PS2- Cada vez que aqui comento é-me enviada uma mensagem de erro. Estranho.

    ResponderEliminar
  2. Paulo:
    Não sei por que motivo recebe a mensagem de erro, porque na verdade eu recebo os seus comentários. Aqui está a prova! ;)
    Beijinho (vizinho das Avenidas Novas... :)

    ResponderEliminar