domingo, 10 de novembro de 2013

Às voltas com o tempo


Se exceptuarmos a "Festa do Cinema Francês", que já foi há umas semanas,  tenho andado um pouco afastada do cinema.Voltei ontem. E, desta vez, contrariando a tendência habitual, calhou um filme inglês, About time, de Richard Curtis. O mesmo de "Quatro Casamentos um Funeral" ou "Notting  Hill". 
O filme -  "Dá tempo ao tempo", na versão portuguesa - é também uma comédia romântica, de certo modo. Mas é mais que isso. Em termos genéricos, a questão que coloca é se seríamos mais felizes ou se poderia a nossa vida ser mais perfeita caso pudéssemos viver cada momento uma segunda vez. Para nessa nova oportunidade corrigirmos o que correu menos bem. Por isso tem aquele lado fantasioso, que dá à personagem principal  a capacidade de voltar atrás no tempo. E que a leva a concluir, no final, que a mágoa e a imperfeição fazem parte da vida e que mais importante do que procurar uma plenitude mais ou menos paradisíaca é ver o lado único e bom de cada instante. 
Enfim, não será um grande filme, mas é um filme tranquilo e bem-disposto. Um hino à vida e ao que há nela de mais simples. E depois tem as paisagens lindas da Cornualha, Domhnall Gleeson a fazer-nos rir no seu desajeitado e enternecedor Tim Lake, a personagem principal à volta da qual tudo gira, uma deliciosa Rachel McAdams e o impagável Bill Nighy no papel de um pai  afectuoso apesar de contido e, acima de tudo, muito bem-humorado. Razões de sobra para fazer deste filme uma história que vale a pena ver.
Mas, nem que fosse por esta canção de Nick Cave, que eu adoro, já teria valido a pena.

4 comentários:

  1. Falaram-me muito bem deste filme.
    Não vi e fico curioso.

    Grande som de Nick Cave.

    Beijinho e bom domingo, Isabel.

    ResponderEliminar
  2. Então veja, António. É um filme diferente daquele cliché da comédia romântica. Uma boa surpresa.

    Bom o Domingo já lá vai, ou quase, Desejo-lhe, por isso, boa semana. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ah! Assim decido-me a ir vê-lo. Obrigada, Isabel! As suas análises aos filmes convencem-me...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Madalena! Tenho a certeza que vai gostar do filme :)

      Beijinho

      Eliminar