sábado, 1 de março de 2014

Março é o nosso mês!



Se tivesse que escolher um mês e uma estação, não hesitaria: seria Março, o mês que nos deu vida, a mim e à Primavera. Por isso o sinto sempre tão meu,- eu que nem sou muito possessiva,  - e me alegro em cada ano quando o vejo regressar, pujante, inovador e arrebatado, a fazer Fevereiro terminar antes do fim.
Com ele, é como se tudo começasse outra vez e a vida se manifestasse de novo em plenitude e em graça, aberta a uma imensidão de caminhos e  possibilidades,  em exuberantes promessas de felicidade renovada.
Março sabe-me a princípio. Escreve-se com M de Mãe e de Mouzinho, que também é meu nome e minha marca forte, coladinha a mim que nem impressão digital.
Março é azul, cor do céu e do mar. É luz, cor e festa. É a serenidade da brisa da tarde na claridade que se prolonga, que cresce dia após dia um pouco mais, empurrando a noite.
É o esplendor da natureza a renascer em efusiva e contagiante ostentação. São perfumes de flores e cheiros frescos e intensos, sentidos despertos que facilmente se deixam inebriar,  e pele que se destapa, e vontade de passear ao sol.
E é também o som do canto dos pássaros, o melro preto de bico muito amarelo que me visita todas as manhãs, e os chilreios na minha varanda ao amanhecer, para anunciar o nascimento de mais um dia.
Março convida ao amor e à ousadia, revitaliza a alma e traz boa disposição e energia em doses reforçadas, a cada novo despertar.
E  eis que chega Março, este nosso mês que já está aqui, de que eu tanto gosto e que,  mais que nenhum outro, é tempo de me sentir (mais) feliz!

6 comentários:

  1. Senti-me impelido a ler duas vezes este seu texto.
    Vi nele auela coisa do 'dois em um'.
    Por um lado - considere-se a ordem dos factores, arbitrária - mais uma lição de como escrever bem. Exemplar, atrever-me-ei a exclamar.
    Por outro, um pouco (ou muito?) de si, do que sente, do que gosta.

    Assim, com esta esperança de um mês melhor que outro, avançamos no calendário, de olhos (e sentimentos) postos num futuro necessariamente melhor.

    Março é 'o seu mês'. Março de Mãe e de Mouzinho.

    Seguindo o seu exemplo, Isabel, o 'meu mês' será Agosto. Fait la liaison.
    Mas aquele que absorve os meus gostos é Junho. O meu segundo nome próprio tem um 'J' no início.

    Sinta-se feliz. Já agora, se não se importa, sinta-se feliz nos restantes 11 meses.
    Convém que assim seja.

    Um beijinho e votos de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junho também é um mês que eu adoro, logo a seguir a Março. De facto, o período que vai do início de Março ao final de Junho é a altura do ano de que eu mais gosto aquela em que se sinto mais satisfeita e cheia de vida. No resto do ano também me sinto feliz, claro que sim, que não posso queixar-me de nada.

      Quanto ao resto, agradeço mais uma vez as suas palavras, simpáticas mas ligeiramente exageradas. Tudo é relativo, na verdade: há por aí muito boa gente que escreve muito pior que eu e se intitula escritor(a) - o que eu não faço - e há também os que escrevem muito melhor. Mas isso não importa. Na verdade faço-o só porque sim, sem pretensões. E fico contente, claro, de haver quem, como o António, goste de ler :)

      Bom fim de semana também para si. Beijinho

      Eliminar
  2. Qualquer primavera é sempre motivo de esperança e felicidade. Tal como o Antonio, Junho é o meu mês e Maio o das minha duas filhas.Talvez por tudo isso, a Primavera é também a minha estação preferida.
    Gostei muito de ler o seu texto. Feliz mês de Março Isabel!!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junho é também magnífico, sim. Obrigada Teresa. feliz Primavera também para si.

      Beijinho :)

      Eliminar
  3. Também gosto de Março mas, ao que parece, este ano começou triste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os dois primeiros dias. Mas espere pelo que aí vem. O final desta semana vai ser de verdadeira Primavera e desconfio que este mês de Março vai ser esplendoroso... Também merecemos! ;)

      Eliminar