domingo, 27 de abril de 2014

Fica o mundo mais triste, empobrecido...


Soneto do amor e da morte

quando eu morrer murmura esta canção
que escrevo para ti. quando eu morrer
fica junto de mim, não queiras ver
as aves pardas do anoitecer
a revoar na minha solidão.

quando eu morrer segura a minha mão,
põe os olhos nos meus se puder ser,
se inda neles a luz esmorecer,
e diz do nosso amor como se não

tivesse de acabar, sempre a doer,
sempre a doer de tanta perfeição
que ao deixar de bater-me o coração
fique por nós o teu inda a bater,
quando eu morrer segura a minha mão.

                                                  Vasco Graça Moura
(Apesar do sol e da linda luz de Primavera, este é para mim um dia muito triste. Não o conhecia pessoalmente, mas fazia de certo modo parte da minha vida. Porque há poucas pessoas por quem eu tenha tão grande admiração intelectual e apreço. Estima, até. Porque este "Príncipe das Letras", como tão justamente lhe chamou Maria Alzira Seixo, ensinou-me a pensar e a viver melhor. E isso é tanta coisa...
Sei que agora já não vou abrir o DN à pressa à procura do que vem na penúltima página, que me vai fazer falta a sua inteligente e sensata opinião, e que as minhas quartas-feiras serão, por isso, um pouco mais tristes.
A língua portuguesa perde o seu mais acérrimo defensor, que lutou com garra e convicção, até ao limite das forças e do tempo, contra o cinismo dos políticos que insistiram numa aberração sem querer saber de consequências, ou sequer ouvir quem sabe; que deu lugar de destaque  às línguas e humanidades no CCB, e que nos deu tanta, tanta coisa, para além do seu enorme talento.
A má notícia de hoje não era inesperada, mas não imaginava que fosse já e não queria que fosse nunca. Por isso não pude, não posso, enquanto murmuro esta canção, evitar as lágrimas. Elas são sinal de emoção e não de debilidade, como ouvi a alguém, um dia. E, hoje, morreu-me um amigo, que era o que,  de certa maneira, Vasco Graça Moura era para mim.
Ficámos, todos, ainda mais pobres...)

6 comentários:

  1. Querida Isabel, para além das lágrimas sentidas, que representam mais do que milhões de palavras, acrescenta um texto excelente que faz jus à memoria deste seu amigo, um enorme vulto da cultura e da língua portuguesa que partiu "cedo demais” como a nossa Helena escreve. Estou consigo, triste e mais pobre.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li várias coisas por aí nos blogues, Teresa, todas muito boas e cheias de uma objectividade de que não sou capaz. Não agora. O meu texto é talvez demasiado emotivo. Mas eu sou assim, do signo de Peixes, se é que isso explica alguma coisa...
      É que, como tão bem dizia Maria Alzira Seixo, todas as homenagens que possam agora fazer-lhe serão demasiado pequenas diante de tudo o que ele nos deu.
      Agora que já não está aqui, resta-nos continuar a lê-lo, enquanto "os nossos corações ainda baterem"...

      Obrigada. Beijinho

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sem dúvida! Há poucas pessoas assim, tão generosamente sabedoras...

      Eliminar
  3. Partiu uma das melhores 'peças' da cultura portuguesa.
    Que descanse em paz.

    Beijinho e boa semana, Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não lhe foi reconhecido em vida o seu imenso valor... talvez a História...

      Obrigada. Beijinho

      Eliminar