quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Boas iniciativas


Soube, pela Comunicação Social, que este ano a recepção aos caloiros, nas universidades, inclui uma campanha que alerta para a importância de denunciar todo o tipo de humilhações e informação sobre como proteger-se dos abusos.
Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação que inclui, entre outras coisas, a distribuição de folhetos informativos aos alunos, um endereço electrónico para onde podem fazer denúncias de situações relacionadas com as praxes e recomendações às instituições de ensino superior para que incluam nos regulamentos normas  sobre os actos de violência susceptíveis de serem considerados infracções disciplinares, tais como coacção física ou psicológica, ou qualquer acção não consentida. As praxes não podem, pois, em caso algum, revestir natureza vexatória ou de ofensa de natureza física ou moral dos participantes ou de quaisquer outras pessoas, nem podem prejudicar o normal funcionamento da instituição, nomeadamente impedir ou dificultar a ida dos estudantes às aulas ou perturbar a sua participação nas demais actividades escolares.
Já é um bom começo. No entanto, convinha também fazer notar que a recepção aos caloiros deve durar apenas um curto período de tempo, no início do ano; e que o que têm que fazer, na verdade, depois disso, é estudar. Quem passa pelo Campo Grande todos os dias saberá, como eu, que as supostas "praxes" existem todos os dias, durante o ano inteiro. Um excesso, também.
 
(Não desgosto de Nuno Crato. Só acho que ele está muito mal rodeado. Eu, por exemplo, daria uma excelente assessora do Ministro da Educação. Ele é que ainda não descobriu isso...)

Sem comentários:

Enviar um comentário