terça-feira, 9 de setembro de 2014

O fascínio da literatura


Ontem, depois de uma verdadeira overdose de escola, em horário já muito tardio relativamente ao que costumava ser até há pouco o momento de passar pelos "meus" blogs, encontrei mais um fantástico texto de Pedro Correia, da série "Penso rápido" no Delito de Opinião.
Dizia:

São inúmeros os casos de livros que mudam uma vida. Napoleão, ao que consta, nunca mais foi o mesmo depois de ler O Príncipe, de Maquiavel. Pessoa imitou um dos seus autores favoritos, Poe, em parte da obra e grande parte da vida. Marx influenciou as vidas de milhões de pessoas. E Nietzsche também -- dizem que até influenciou um certo cabo que combateu na I Guerra Mundial e usava um bigodinho ridículo. Ibsen influenciou legislação sobre os direitos das mulheres. Conan Doyle e Simenon influenciaram tanto (e tantos) que personagens saídos da sua imaginação, como Sherlock Holmes e o comissário Maigret, se tornaram mais conhecidos do que os autores. Romeu e Julieta, figuras de papel, seduziram mais do que inúmeras pessoas de carne e osso. E já nem falo dos mundos que se descobrem em cada livro da Bíblia...
Sabemos sempre de onde um partimos com um livro na mão. Mas somos incapazes de imaginar até onde ele nos conduz. É também isto -- é sobretudo isto -- que faz o fascínio da literatura.


Mesmo a propósito. Tinha levado o dia a pensar que ser professor não pode corresponder e ainda menos limitar-se a uma formatação qualquer, que vê no horizonte apenas o imediatismo do exame e se preocupa com isso de forma quase obsessiva.
Como ouvi dizer recentemente a literatura não resgata o mundo, mas ajuda a compreendê-lo e a suportá-lo. Se eu conseguir fazer entender que ela pode ser fascinante e modificar-nos, sentir-me-ei muito satisfeita.
E é uma tarefa gigantesca, complicadíssima mas, também por isso, apaixonante. A nota do exame? Apenas um pormenor do percurso.

2 comentários:

  1. No meu caso não foi bem mudar de vida mas de ideias com o Triunfo dos Porcos ou Animal Farm,..
    Ânimo, Isabel, ainda agora está no inicio :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou animada, Madalena, com uma ou outra irritação pontual com um certo espírito mesquinho e pouco inteligente que há neste meio, como noutros. Aqui apenas choca um pouco mais. :)

      Obrigada. Beijinho

      Eliminar