segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As Palavras dos Outros

Hoje, estou de mau humor. Deve ser do tempo, ou assim. E, por isso, ou não sei porquê, faltam-me as palavras. Ainda por cima, estou com um problema qualquer no blog, que não me deixa importar fotografias. E não percebo nada disto...
No blogue "Cinco quartos de laranja" encontrei as palavras que me servem. Não são minhas, mas aqui ficam, com as devidas aspas.

Janeiro é o primeiro mês do ano e com ele vem a vontade de recomeçar. E todos os recomeços obrigam à reflexão, a gerir pensamentos, vontades e quereres. Obrigam a procurar palavras, a dar-lhes sentidos, a pronunciar muito bem os verbos acreditar, continuar e persistir. Este mês faz-nos olhar para o céu azul luminoso e pensar que sim, que é possível acrescentar poesia à nossa vida. Janeiro traz-nos de novo vontades e desejos. Traz-nos, embrulhados nos dias frios, papéis de esperança e agasalhos de felicidade.

Janeiro é um mês de silêncios. Silêncios que se traduzem em ideias, que por sua vez ganham vida em traços, pontos, linhas, tudo isto esboçado em palavras nos nossos moleskines. E, quando escrevemos os silêncios que pululam nas nossas cabeças, nascem objectivos e desejos para o novo ano que começa em Janeiro.

Neste novo ano, quero continuar a olhar para as coisas de que gosto com paixão, como se tudo fosse um milagre que nos chega e pelo qual devemos dar graças. Quero olhar mais vezes à noite para o céu estrelado. Quero contemplar o mar, sentir o cheio da maresia e caminhar ao pôr-do-sol na areia molhada da praia. Correr atrás das gaivotas e rir. Rir, muito, muito.

Quero andar na cidade a pé. Olhar para os edifícios. Ver as pessoas de um lado para o outro. Parar para ver as montras. Sentar-me num banco de jardim. Subir da baixa até à Graça. Ver o Tejo. Respirar fundo numa das sete colinas (...). Ver gente. Conhecer pessoas. Abrir horizontes.
 (...)
Ler e escrever ajudam-me a sonhar e a pensar no futuro. Em 2013 quero continuar a sonhar. Muito. (...). Quero escrever postais e enviar cartas. Quero continuar a fotografar e a registar lembranças. Quero aprender. Quero melhorar.

Espero dar continuidade a alguns projectos e começar outros. Anseio por novas oportunidades e desafios. O blogue tem sido feito de várias etapas percorridas, numa estrada que espero que me leve a muitos e bons desafios, como tem acontecido até agora.

4 comentários:

  1. Elas voltarão - só podem :) - mas é bom ouvir e ler os outros também. Muitas vezes expressam exatamente o que nós pensamos ou sentimos e não fomos capazes de transmitir. Boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo isso: "Ora aqui está, muito bem dito/escrito, o que eu penso e sinto."
      Obrigada, Faty. Boa semana também!

      Beijinho
      Isabel

      Eliminar
    2. Olá Isabel
      No primeiro dia deste ano resolvi "frequentar" as lições diárias de um manual que consulto com regularidade há alguns anos intitulado de "Um Curso em Milagres" Decidi fazê-lo com método e ortodoxia, dedicando-me diariamente a uma das 365 lições que este contém. Lembro-me de te ter referido vagamente este título, num período em que partilhávamos escolhas literárias. Parece-me pelo que tenho observado na tua escrita que este é o momento de iniciares também esta leitura. Vai parecer-te estranho no início, mas lembrando as palavras de Fernando Pessoa, "no princípio estranha-se e depois entranha-se". Aventura-te!! Os abençoados que te leem sabem que estás à beira de um "tempo de milagres". PS - Adorei o teu post "Sol de Inverno". Quem te lê sabe que tens um dom literário raro e uma missão especial reservada no domínio da literatura. Obras mais amplas seriam bem vindas. Beijo. Miguel

      http://pt.scribd.com/doc/4634030/UM-CURSO-EM-MILAGRES-COMPLETO

      Eliminar
    3. Meu querido Miguel:
      Comecei a ler o comentário e percebi logo que era teu. Afinal, conhecemo-nos tão bem, não é?
      Lembro-me muito bem desta tua sugestão de leitura. Coisa já antiga... Prometo pensar no teu caso (com carinho - eheh)
      Também tenho um fraquinho pelo meu post "Sol de Inverno" por motivos que "só Deus sabe"... Ainda assim foi pouco lido, comparativamente com outros de que gosto menos. Mistérios da blogosfera ;)
      Obrigada pelas tuas palavras, um pouco exageradas ("um dom literário raro" e "uma missão especial", bom...), mas que não deixam de ser queridas e que me sabem bem e que eu acho que têm a ver com tudo o que conheces de mim, para lá da minha escrita.
      Beijinho bom, cheio de saudaditas :)
      Isabel

      Eliminar