segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dobrar a Língua!


Início de semana com sol e uma boa notícia:  recomeça hoje, na RTP1, o melhor programa que me  lembro de ter visto sobre a língua portuguesa. Será, provavelmente, o melhor de sempre, o que explica  o facto de ir já para a sua oitava temporada.
Num tempo em que tudo o que é cultura é considerado supérfluo e mais ou menos marginal; numa altura em que se fala cada vez pior, em que a língua portuguesa é cada vez mais maltratada, sem que ninguém se importe ou preocupe com o registo e a correcção do que é dito e escrito, como se dizer / escrever "assim ou assado" fosse absolutamente irrelevante, é de saudar a existência e  a insistência num programa que trata o assunto com  o rigor e a seriedade que ele merece. Por isso, todas as segundas feiras, a seguir  ao telejornal, há agora quinze minutos a não perder.
São mais cem programas de reflexão sobre a língua e tudo aquilo em que ela nos faz pensar, de curiosidades, de informação sobre o seu bom ou mau uso, numa perspectiva mais histórica ou mais pragmática, com carácter lúdico, informativo e  mesmo didáctico, no tempo certo e num tom vivo, onde o humor e a exigência se aliam com a maior naturalidade.
E, como se isto fosse pouco, o programa é brilhantemente apresentado por Diogo Infante, que é sempre garantia de qualidade; e tem a locução de Maria Flor Pedroso, a mais bonita voz dos media portugueses - a voz que eu gostaria de ter.
São, pois,  muitos motivos de interesse para aprender a "dobrar a língua". E há por aí tanta gente que precisa... Bom, precisamos todos, em diferentes proporções!

6 comentários:

  1. Também aprecio o estudo da língua, mas devo dizer que a atropel constantemente, pois uso o inglês diariamente em todos os trabalhos que faço e é difícil não interferir no meu uso do português. Mas gosto de ler textos escritos em bom português e detesto as adulterações...

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O programa é excelente:)
      Vale a pena dar uma espreitadela!

      Beijinho Virgínia!

      Eliminar
  2. Ainda não vi, mas lembro-me de um programa do género apresentado por Diogo Infante. Depois do telejornal? Vou ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar o programa de que se lembra é este mesmo, porque esta já é a oitava temporada. Falhei o primeiro (na 2ª), mas acho que agora vou deixá-los a gravar. Porque vale mesmo a pena ver.

      Um grande beijinho, Paulo. :)

      Eliminar