sábado, 9 de fevereiro de 2013

Blog(s) recomendado(s)


Nove meses depois de me ter iniciado neste mundo, continuo entusiasmada com a blogosfera e com tudo o que nela vou descobrindo.
É um universo demasiado vasto, que certamente ainda terá muito para (me) revelar, mas já conheci, e leio, agora, vários blogues. Há de tudo: dos temas ao estilo, a diversidade é imensa e permite abranger todos os gostos. Alguns são interessantes, outros curiosos, divertidos, artísticos,  queridos, ou surprendentes. Há também  os que eu acho abomináveis,  bimbos,  rebuscados, pseudo-profundos, com enfatuadas  pretensões literárias, ou que, acima de tudo, não me impressionam. E muitos assim assim, que me deixam indiferente. Porque estas coisas, no fundo, são verdadeiramente subjectivas. Uma questão de gosto, ou de feitio, de afinidades, de afectos, de cumplicidades, ou seja lá o que for, que nos faz preferir uns e rejeitar outros.
Na verdade, aqueles de que eu gosto mesmo não são muito numerosos. Talvez por isso, são também um pouco "meus". Porque me enternecem, me emocionam, ou me fazem pensar, concordando ou discordando com o que é dito, escrito, mostrado em cada post. Qualquer coisa que tem a ver com sintonias e sensibilidades, com opiniões, pensamentos, ou sentimentos mais próximos dos nossos.
O meu blog preferido continua a ser o do Paulo Abreu e Lima http://assimterraceu.blogspot.pt/ que, além deste magnífico nome, ainda é, para mim, o mais bonito de todos, o que é esteticamente mais perfeito, porque conjuga com inteligência e emoção textos, músicas e fotografias, numa harmonia belíssima, sem lamechices parvas nem excessos de nenhum tipo, com humor, sentimento e sobriedade peculiares, como uma forte impressão digital. E depois, confesso-me  fã número um das fotografias do Paulo, que não me canso de olhar, que muitas vezes vou olhar de novo, porque são lindas e artísticas, porque o tempo se suspende quando os nosso olhos se demoram nelas, porque tranquilizam e  podem ser até inspiradoras.
Mas há também outros blogs muito bons. Esta é a minha mais recente descoberta:  http://ignorancia.blogspot.pt/ de Pedro Guilherme-Moreira.
Ainda não conheço muito, mas gosto da maneira como o Pedro escreve. E não sei explicar porquê. Gosto e pronto. Porque sim. Porque me toca. Acho que isso chega.
Aqui fica uma amostra:

Em Fevereiro , amo-te sem
máscaras
sem comédias nem tragédias, nasones
ou arlequins
pulcinellas, colombinas,
momos, mimos ou truões,
sem degredos sem segredos
sem os cumes nem os fundos
sem Invernos mas quimeras
fecundando Primaveras

Em Fevereiro, amo-te sem dilemas
 e peço-te e dou-te e digo-te todos
os poemas


8 comentários:

  1. Lindo o poema....e o blog vai para a minha lista.

    Tb gosto do blogue Assim na Terra....só tenho pena qu o Paulo escreva tão pouco ...os silêncios são difíceis de aguentar.

    Bom fim de semana......Carnaval.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiz a lista exaustiva, mas como sabe, Virgínia, o seu blog também faz parte dos meus preferidos. E também gosto da suas fotografias. Muito. E dos quadros...
      Quanto aos silêncios de que fala, eu diria que é por haver silêncios que as palavras ganham mais intensidade e valor ;)

      Bom fim de semana de Carnaval também para si.
      Um grande beijinho
      Isabel

      Eliminar
  2. Repara, a blogosfera é um mundo caótico, e acima de tudo democrático. Eu tenho também as minhas preferências, tipicamente temáticos (economia a afins). De resto consigo gostar de um mais intelectual, ou de outro mais "espontâneo" por assim dizer, afinal tanto temos bloggers que vivem para o blog e se lhes tirares o blog suicidam-se, e "bloggers" que se limitam a usar o blog para uns desabafos (tipo "hoje acordei bem disposto", ou "mal disposto", conforme o caso).

    Não posso dizer que não gosto de nenhum, apenas uns que me fazem confusão. Primeiro os hate blogs, que se limitam, como diria um grande narigudo da nossa praça, a destilar ódio por aí. É impressionante a quantidade de pessoas que vivem para odiar alguma coisa... Depois há aqueles que vivem para a "fama" de ter muitos seguidores, tipicamente pessoas que na vida real não passam da cepa torta, mas na blogosfera são aquilo que gostavam de ser na vida real, ou seja, membros de um qualquer jet 7 imaginário que só existe na cabeça deles. Mas estes últimos até podem ser casos de estudo interessante. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois todos esses de que fala, "que destilam ódio" ou que "vivem para a fama", nem sequer conheço. Porque não me interessam mesmo nada. E assim como não leio José Rodrigues dos Santos nem "As cinquenta sombras de Grey", não perco muito tempo com o que não me diz nada. Afinal há muita coisa interessante para se fazer, (sobretudo fora da blogosfera) ;)

      Bom fim de semana, Sérgio!

      Eliminar
  3. Aqui que ninguém os ouve:): Ando viciada em blogs...
    Obrigada p´los que sugeriu...vou já "cuscar"!Ah! sou sua fã. Está com o nome de Maria Madalena, na foto dos seguidores deste blog. :)
    Tenha um bom fim-de-semana!Beijinho.

    Madalena Amaral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Madalena.
      Bom fim de semana para si também!

      Beijinho
      Isabel Mouzinho

      Eliminar
  4. Pela parte que me toca, é manifestamente exagerado e imerecido. Exagerado e imerecido, isto mesmo, Caríssima Belinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, Paulo, não seja modesto que a modéstia não combina nada consigo. Claro que é tudo relativo e subjectivo, mas não é nem imerecido nem muito menos exagerado. O seu blog é lindíssimo! Deixe-me, por isso, gostar dele assim: MUITO!

      Um beijinho muito grande e amigo
      Belinha :)

      Eliminar