sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A arte da fotografia


(Fotografia de Paulo Abreu e Lima)


(Fotografia de Isabel Santiago Henriques)


(Fotografia de José Manuel Durão)



(Fotografia de Maria Cristina Guerra)

(Fotografia de mfc)
Impossível dizer o quanto eu gosto de fotografia. E como me deleito e demoro a apreciar as imagens que de algum modo me tocam. Gosto do olhar peculiar sobre a realidade, da forma subjectiva de tentar capturar um instante e segurar o tempo, imobilizando-o, da história que contam, apelando também à nossa imaginação e sentimento. Gosto de imagens com alma.
Talvez por isso, prefiro também os blogues que associam texto e fotografia, em detrimento dos que são apenas uma das coisas. Porque me parece haver nessa complementaridade um acréscimo de significado. Assim, no meu Isto e Aquilo é raro um post sem imagem. E há milhentas na internet, para todos os gostos. Algumas são muito bonitas. Mas confesso que me faz um pouco de impressão publicá-las sem lhes conhecer a autoria e a proveniência.
Gosto muito mais de usar fotografias como estas, de fotógrafos com nome e com rosto, que eu conheço pessoal ou virtualmente, e cujos excelentes trabalhos admiro tanto.
Nunca saberei agradecer-lhes convenientemente a generosidade de me deixarem fazer também um pouco minhas as suas obras de arte. E reinventá-las, na emoção que provocam em mim e que permite transformar o (meu) mundo num lugar mais belo ainda.
É isso que explica que hoje, subitamente, me tenha apetecido homenageá-los. Exprimir a minha gratidão. A todos os fotógrafos cujas fotografias já utilizei, e em especial a vocês, Paulo, Isabel, José Manuel, Cristina e MFC, muito obrigada!

12 comentários:

  1. Existem algumas fotografias que tenho e recuso-me a olhá-las. É como se voltasse a viver o momento, e existem momentos que ficaram um dia presos para sempre naquele bocadinho de papel, mas que nos doem imenso.

    As da minha mãe, por exemplo, não consigo ver. Olhar sequer. Sempre que vou a casa do meu pai evito entrar no quarto. Magoa-me. Nas outras áreas o meu pai permitiu que eu as tirasse, permanecendo apenas um quadro pintado a óleo pelo meu padrinho, do dia em que a minha mãe casou, de vestido lindo, comprido, em azul turquesa. Sim, fui ao casamento da minha mãe, dai o vestido em azul turquesa. Mesmo assim dou comigo a olhar o quadro, que é grande, e a desviar os olhos rapidamente. Dói esta coisa de vermos as pessoas ali paradas a olhar para nós e já não podermos falar com... disparates. Peço desculpa. Por vezes dá-me para dizer disparates.

    Quanto à fotos do texto, arriscaria um:
    1º - para a foto do mfc, é linda.
    2º - para a foto do José Manuel Durão, tendo cor, parece não ter cor, fabulosa
    3º - para a foto da Isabel Santiago Henriques, uma espécie de solidão que não é triste, adorei
    4º - para a foto do Paulo Abreu e Lima, é bonita, mas existem muitas fotos semelhantes a esta, faltou algures um toque de qualquer coisa
    5º - para a foto da Maria Cristina Guerra, não é uma foto bonita, na minha opinião, embora seja arriscado fotografar flores, porque partimos do principio que, se são flores à partida é uma foto bonita, não acho que seja bem assim

    É a minha opinião, vale o que vale, mas é verdadeira.

    Beijinho, Isabel e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que pedir desculpa de nada, Maria. Percebo o que diz relativamente às fotografias da sua mãe, e até já senti qualquer coisa semelhante, que depois se vai atenuando com o tempo.

      Já quanto às fotografias do texto não posso estar mais em desacordo. Primeiro, porque não consigo hierarquizá-las. Gosto de todas e, acima de tudo, elas simbolizam o trabalho de pessoas de cujas fotografias gosto muito. A ordem pela qual aparecem não significa de todo que goste mais da do Paulo do que da da Cristina, ou da da Isabel do que da do MFC. E quis que as fotografias tivessem uma relação entre elas. E por isso escolhi estas. Para mim, há entre elas um fio que as une. mas isto é, também, a minha opinião.

      Boa semana também para si. Beijinho :)

      Eliminar
    2. Ó Isabel, o "ranking" da MM tranquiliza-me. Pelo menos, por ela, não serei copiado. Haja Deus!

      Beijinho :)

      Eliminar
    3. Ahah! Pois, Paulo, na verdade tudo tem sempre um lado positivo. ;)

      Beijinho :)

      Eliminar
    4. Fora de tempo: como "consumidor" de muita fotografia e, porque não dizê-lo, como conhecedor da sua história e da arte de bem fotografar, dos exemplos que a Isabel colocou (obviamente não para escrutínio), a melhor foto é, destacada, a da Isabel Santiago Henriques. Não concorda, Isabel?

      (Vá, não seja politicamente correcta...)

      Eliminar
    5. Se me conhecesse melhor, Paulo, perceberia que o "politicamente correcto" combina mal comigo. Não se trata de ser politicamente correcta. A Isabel é uma excelente fotógrafa e muito versátil, de resto. Há excelentes fotografias dela de campanhas eleitorais, de manifestações, de Fátima, enfim...
      Tecnicamente falando (e essa é a sua especialidade, Paulo) pode até ser que a fotografia da Isabel seja a melhor. Mas eu vou mais pelo efeito, pela emoção que provocam em mim e, nesse sentido, é que digo que gosto de todas, sem hierarquias. Porque são muito diferentes e, no entanto, tocam-me e evocam em mim uma série de pensamentos, sentimentos, fantasias. E é essa diversidade que me encanta.

      Fiz-me entender?

      Eliminar
    6. Não estava sequer a falar tecnicamente, mas mesmo pela emoção. Evoca precisamente o Outono, ou fim do Verão, o caminho do ocaso que todos nós vamos percorrendo, enfim, uma certa serenidade e tranquilidade que emana da luz quente é época fria...

      Tecnicamente estão todas razoáveis, inclusive a minha :)

      Eliminar
    7. (Esqueci-me de perguntar: onde posso ver mais fotos dela...?)

      Eliminar
    8. Muito bonito o que diz sobre a fotografia da Isabel. É isso tudo e aquela luz fantástica de fim de dia...

      Quanto a técnica não me manifesto. Para mim estão todas perfeitas. A sua também, claro! Lindaaa!! Até porque aquele é um lugar (onde ainda não estive), mas que me diz muito :)

      Eliminar
    9. Bem, já percebi que isto de ser honesto e dizer o que se penas é perigoso. A partir de agora ficarei calada e não mais darei opiniões em blogue alheio. Pelo menos onde existam fotografias.

      Peço portanto desculpa ao senhor Paulo Abreu e Lima e à Isabel. Tenho consciência de que não tenho qualidade alguma, portanto remeto-me à minha ignorância e deixarei brilhar quem realmente é importante.

      Um grande bem haja.

      Eliminar
    10. Tenha calma, Maria. Aqui ninguém ficou ofendido com ninguém. Falo por mim e julgo que o sentido do comentário do Paulo também não era esse.
      Já lhe expliquei que no meu blogue todas as opiniões são permitidas, desde que não sejam ofensivas. E a sua não era; de todo. Era apenas uma opinião, com a qual se pode ou não concordar. Não precisa de se pôr com essas coisas irónicas de se remeter à sua ignorância de de deixar "brilhar quem é realmente importante."
      Eu aprecio muito a sinceridade e, por isso, se quiser voltar, quando quiser, será sempre bem-vinda.

      Beijinho

      Eliminar
    11. Senhora, Lady, Maria Madeira,

      Nem sequer aceito desculpas. Foi uma private joke que em nada belisca a sua opinião, em nada, mas tenho uma opinião honesta e, portanto, perigosa sobre a sua extrema susceptibilidade. Ah, pois tenho. Mas não quero brilhar: Maria, a Isabel é completamente alheia à minha opinião. Pense nisso.

      Eliminar