segunda-feira, 22 de junho de 2015

Divertida Mente



Sempre gostei de filmes de animação. Mas, nos últimos doze anos, é raro perder um. E acho que não exagero se disser que este Inside Out ("Divertida Mente", em português) é o melhor de todos eles.
É um filme magnífico, não só do ponto de vista técnico e da forma como é construído, mas também pela história que conta e o modo como o faz. Na verdade trata-se acima de tudo de um filme que nos toca, seja qual for a nossa idade, porque nos diz respeito e se refere a emoções que todos vivemos.
A ideia de que parte é simples e complexa em simultâneo: uma viagem ao interior da cabeça de uma menina pré-adolescente, Riley, com as emoções e sentimentos - alegria, tristeza, medo, raiva, e todas as outras  - a assumirem-se como protagonistas e a comandar os seus comportamentos e reacções, nas mais alegres ou  adversas circunstâncias. Mas fá-lo sabiamente, misturando na perfeição  melancolia e humor, sonho e  poesia.
Não me admira que tenha sido muitíssimo aplaudido no Festival de Cannes. É um filme com a qualidade a que a Pixar já nos habituou, mas é muito mais que isso. Não se trata de mais um filme de animação, mas antes de um excelente filme, que tem profundidade, inteligência e sentimento.
Sem dúvida o melhor que vi nos últimos tempos. Já era tempo de ver um bom filme, daqueles que se pode recomendar a toda a gente, e que é, de facto, imperdível.

4 comentários:

  1. Eu também me "derreto" com bons filmes de animação. Fiquei enternecida por a Isabel gostar também. Na verdade, penso que não há melhor forma de fazer renascer a nossa criança interior :)

    Beijinho e brigada pela dica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gosta de filmes de animação, então não pode perder este, Miss!
      É verdadeiramente fascinante. :)

      Um beijinho para si também.

      Eliminar