sexta-feira, 26 de junho de 2015

Uma rainha


Para o bem e para o mal somos sempre marcados por quem nos dá a vida. São os primeiros braços que nos abraçam e embalam, o colo que nos aconchega, a voz  e o olhar que nos ensinam o mundo e guiam o caminho. Habituamo-nos assim a um amor e apoio incondicionais e a um presença forte e serena, que julgamos poder durar para sempre, sem sequer pensar nisso.
Depois desentendemo-nos e discordamos, porque também há uma idade própria de ser assim.
Mas hoje sei a quem devo a maior parte do que sou, sei da honra e da dignidade a sobrepor-se aos inevitáveis erros a que ninguém escapa, porque somos humanos, falhamos e sofremos; sei da coragem de optar pela generosidade e a alegria, quando teria sido bem mais fácil cruzar os braços e desistir, ou escolher o caminho da amargura e do cansaço. Foi no bom humor, no riso e na limpidez dos seus olhos verdes que aprendi o lado bom de todas as coisas; e herdei essa vontade imensa de aceitar e aproveitar muito bem o que nos chega, como o que fazemos chegar.
Aos noventa anos, mesmo quando se é apenas uma sombra do que se foi um dia, perde-se a pose, o corpo verga-se, provavelmente sobram poucas memórias de um percurso muito longo e muito cheio, mas fica tudo o que se construiu e o reflexo do efeito que se provocou nos outros. 
Perdem-se os gestos e as palavras, mas ficam as emoções e os afectos, que transparecem ainda em olhares cúmplices e silenciosos, em risos fortuitos, em esboços de mimos, em prazeres simples e antigos: nas mãos que se tocam e se apertam, na delícia de saborear uma madalena, e em tudo aquilo que ainda nos mantém junto dos que amamos. E até talvez felizes...
Chegar aos noventa é só mais uma vitória. Por isso,  se pudesse, hoje coroava-a rainha. E concedia-lhe o dom da infinitude.

4 comentários:

  1. Isabel
    Apesar de tudo o que descreve, pode todos os dias, beija-la e abraça-la!
    Parabéns, por ela e por si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Helena. Por isso me sinto, apesar de tudo, abençoada.
      E para lá de toda a preocupação que é às vezes também inquietação quando penso no que sentirá e pensará, continuo a encontrar a tranquilidade no fundo dos seus olhos verdes.
      Obrigada. Um beijinho

      Eliminar
  2. Que bonito esse amor, que perdure essa benção de poder acarinha-la e beija-la. Parabéns para as duas!

    ResponderEliminar