terça-feira, 9 de junho de 2015

Rosa-dos-ventos


É o vento que me leva.
O vento lusitano.
É este sopro humano
Universal
Que enfuna a inquietação de Portugal.
É esta fúria de loucura mansa
Que tudo alcança
Sem alcançar.
Que vai de céu em céu,
De mar em mar,
Até nunca chegar.
E esta tentação de me encontrar
Mais rico de amargura
Nas pausas da ventura
De me procurar...

                         
                                   Miguel Torga


Contrariando a tendência natural de seguir para sul, é agora o norte que sobressai e se  revela, em ânsia de descoberta  que é também estranheza e desconcerto ante o desconhecido, vontade e estremecimento, arrojo e calafrio, porque o mundo - como a vida - é feito de muitíssimos caminhos.

6 comentários:

  1. Gosto muito da fotografia, do poema e do norte.
    Boa viagem e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A viagem está a ser especialíssima e ainda que eu seja mais do sul, encontro no norte um encanto peculiar.
      E depois, às vezes também é bom fazer diferente.

      Obrigada. Bom fim de semana também para si. :)

      Eliminar
  2. Se a viagem for pelo meu querido Douro, é de uma beleza sem fim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais a norte. Lima. Muito bonito também. Fiquei encantada com Viana do Castelo e um pouco menos com Vigo, que é uma cidade espanhola típica, mas não encanta. E a gente do sul é bem mais calorosa (em Espanha, pelo menos...) De Viana só tenho coisas boas a dizer... Foi óptimo!

      Eliminar
  3. Olá Isabel, sim o Minho é todo ele muito bonito, mas como eu sou da zona do Douro claro está tenho uma paixão por toda esta região que é de uma beleza natural sem igual. Partilho da sua opinião que Vigo não encanta, e também eu sou uma apaixonada pela Andaluzia, com Sevilla no coração, mas em Setembro vou conhecer San Sebastian e de lá até Santiago de Compostela e acredite estou muito anciosa tanto pela beleza monumental, natural e a gastronomia que dizem é muito superior à do sul de Espanha. Vamos ver se assim é de facto! Continuação de boa viagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço San Sebastián que é, essa sim, uma cidade encantadora, onde tenho muita vontade de voltar. Santiago não conheço ainda.
      Mas, para mim, com toda a subjectividade inerente, Espanha é sul,
      A minha viagem - esta viagem - já acabou. Hoje começavam os exames e os professores não podem ter férias quando querem (hélas...)
      Agora é esperar pela próxima...
      E depois, é bom partir, mas também sabe bem o regresso, em particular aquele momento delicioso de voltar a entrar em nossa casa. ;)

      Eliminar