quarta-feira, 24 de abril de 2013

Artista(s)



Julgo que já falei aqui no lindíssimo blog da Virgínia. Para quem não o conhece ainda, aconselho vivamente  a passar por lá e espreitá-lo. Porque vai valer a pena. 
É um blog absolutamente feminino, inquieto, nostálgico às vezes, poético também e, sobretudo, feito com uma grande sensibilidade e paixão.
A Virgínia parece ser uma mulher de temperamento forte,  mas com uma enorme alma de artista, apaixonada pelo (seu) Porto, do qual nos mostra fotografias muito bonitas, do Botânico ou da Foz, ou de pequenos pormenores que ela sabe captar com o seu fantástico talento de fotógrafa. Mas não é apenas isso. A Virgínia é também pintora. E vai-nos mostrando muito dessa sua arte, partilhando connosco, às vezes, alguns dos seus quadros. Ou a música que ouve e a emociona. Ou o manual de Inglês que trouxe à luz do dia quase com o  mesmo amor de uma mãe que dá vida a um filho.
A reportagem fotográfica da sua recente viagem pelos Açores, por exemplo, é imperdível e tocou-me de uma forma muito particular, a mim que nunca estive lá, mas para quem os Açores são imensa coisa, mistura do que vi, sei, imagino, e também do que me fazem lembrar e eu ouço contar e que vai adensando a vontade de, um dia, me meter num avião e deixar-me inebriar e embevecer por toda aquela beleza, silêncio e paz em doses excessivas.
Conheci-a na blogosfera, mas hoje é  para mim como uma amiga, com quem partilho pensamentos e opiniões, com quem sinto uma sintonia que é já afecto, mesmo  se nem sempre estamos de acordo. Na verdade, temos muito mais em comum do que a mesma profissão.
É por tudo isto e o resto, que não sei contar, que eu continuo a achar que este é um mundo fascinante, que tem um lado bom e um lado mau, como a vida, como me disseram um dia ( e é verdade), mas que me tem dado a conhecer pessoas incríveis, verdadeiros artistas da palavra, da imagem, ou tudo junto, de quem eu passei a gostar muito.
E, como em tantas outras coisas, guardo só as coisas boas e deixo o resto...
 
(Fotografia, deslumbrante, de Virgínia Barros, naturalmente)

10 comentários:

  1. Isabel: sem palavras.

    Obrigada do fundo do coração. NÂO mereço posts destes. Mas já vou mais feliz para a cama:))

    Bjinho e boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não merece agora... Claro que merece: isto e tudo o mais, desde que seja bom ;)


      (Estou verdadeiramente apaixonada por esta fotografia. É liiinda!)

      Beijinho e obrigada

      Eliminar
  2. Vou mandar-lhe mais umas tantas com todos os pixeis para guardar no seu album de sonhos a concretizar.

    Vale a pena ir lá, talvez no Verão para poder usufruir do mar, dos passeios de barcos, das baleias, etc. Mas a Primavera lá é um verdadeiro hino ao Criador e eu sei que a Isabel é fã desta estação. Fazer como eu fica um pouco caro - mas se tiver sorte de encontrar um "principe" a conduzir o carro por sítios inimagináveis com perícia, charme e verdadeiro interesse em mostrar os encantos da sua terra, vale a pena todo o dinheiro do mundo, é inesquecível....

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou mais da Primavera, sim. Raramente viajo no Verão.
      Tenho um amigo, muito querido, que vive por aí, perdido no meio do oceano. Não haverá pois melhor cicerone, digo eu...
      Só ainda não foi concretizável. Um dia, talvez, quem sabe...

      Mande mais umas tantas sim, que eu vou adorar! ;)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Sobretudo é um blogue despretensioso. Formativo e informativo. Sinto-me em casa por lá.

    (esta também é, de todas que vi, a fotografia que mais gosto: captura todo o misticismo envolto da Lagoa...)

    Beijinho às duas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de blogues despretensiosos e com uma forte marca pessoal, como é o caso.

      (É maravilhosa a fotografia, sim! Só prova que temos os dois bom gosto... ;)

      Obrigada pelo beijinho, Paulo! Outro de volta. Grande. :)

      Eliminar
  4. Já estou com baba de camelo (?)!!!

    Já mandei mais umas tantas à Isabel, mas esta é mais misteriosa do que as outras. Só queria era ver o teu espólio, Paulo, quem me dera voltar a ver as fotos que lá tiraste. Será que estão available somewhere over the rainbow??

    Bom feriado, meus queridos amigos! Está um dia de ananazes aqui no Porto. Estive no café ao sol a ler Mau Tempo no Canal....nada melhor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lindas as que me mandou. Amei o gesto. Obrigada.
      Aqui também está quase dia de Verão.
      Vamos aproveitar o sol. ;)

      Beijinho

      Eliminar
  5. Virgínia, o meu espólio conta com mais de dez mil fotos sobre todas as ilhas que visitei. De S. Miguel, tenho umas duas mil e quinhentas, mas, como uma vez disse, não publico as melhores: estou farto de ser "roubado" - pessoas na net que dizem que a foto é delas, uma tristeza - e a amiga tenha esse cuidado porque é muito usual. Deixo aqui uma das que mais gosto porque parece a entrada de um vale encantado a caminho do Paraíso:

    http://3.bp.blogspot.com/-aLO4HB9FKxU/Tn84O8qQMBI/AAAAAAAAALM/YtMM93E4Z8o/s1600/Diversos+a976.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É absolutamente deslumbrante esta fotografia, sim, Paulo, como tantas outras. Todas as outras!
      Já sabe que sou fã número um das suas fotografias, que sou capaz de ficar a olhar horas a fio.

      Beijinho :)

      Eliminar