quarta-feira, 17 de abril de 2013

Valha-nos o humor... e o sol!





Desde que me lembro de existir, sempre me recordo de muitos jornais lá em casa. Talvez por isso, não passo sem a sua leitura, ritual diário indispensável juntamente com o primeiro café da manhã, e que nenhuma internet, ou qualquer outra tecnologia, conseguiu nunca substituir nem destronar.
Hoje, que tive mais tempo, por causa de uma manhã de longas e inglórias esperas, com motivos que não vêm ao caso, pude deliciar-me a lê-lo ainda mais "de fio a pavio" e diverti-me particulamente com o texto de opinião de Vasco Graça Moura, de quem admiro a inteligência e o modo brilhante como escreve e com quem partilho o mesmo ódio visceral pelo famigerado (des)acordo ortográfico.
O artigo inteiro pode ser lido aqui, mas não resisto a transcrever este excerto:

(...) para o plano do discurso político que prolifera da parte de muita gente menor dos quadrantes da oposição são de notar a virulência, a violência, a impropriedade e o recurso ao insulto sistemático das fraseologias utilizadas. Há figuras públicas que vejo na televisão a desengrolarem uma agressividade tão destemperada e tão destrambelhada que me fazem recear que, se por acaso me cruzasse com alguma delas na rua, me arriscaria a levar uma forte dentada nas canelas.
Essas furibundas criaturas vomitam desreguladamente tanto ódio em catadupa que um dia destes ainda cospem a dentição aos bocados, de mistura com o azedume do palavreado. São esses e outros arreganhos de mau hálito que me levam a crer que uma das profissões com mais futuro em Portugal é certamente a dos implantes dentários. Valha-nos isso.

Ou valha-nos o humor. Digo eu. E o bom tempo também, pois como dizia o Miguel Esteves Cardoso no Sábado, citando a sua mãe, que vivia no Estoril: "Os ingleses passam o ano inteiro a poupar para vir aqui passar uma semana. E nós temos isto o ano todo!"
Parece pouco; mas é muitíssimo! Basta saber dar-lhe o devido valor...

6 comentários:

  1. Já que gosta de humor, Isabel, e eue também, como sabe, leia o que puz hoje no meu blogue e que é hilariante. Parece que estamos em sintonia em relação à necessidade de nos rirmos desbragadamente.

    O texto é excelente e tb concordo com o que diz, embora ultimamente não consiga ouvir nenhum "senhor" desses na TV, dão-me vómitos. Prefiro apesar de tudo ouvir música ou mesmo uma ou outra telenovela, que não vi durante mais de 30 anos.

    Bjo e bom fim de semana ( amanhã parto para os Açores até Domingo:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi, mas ainda não tive tempo de ler, que isto hoje tem sido um dia "atípico". Mas já lá vou...

      Também já quase não vejo televisão, que está sem som na maior parte das vezes.

      Sei que vai para os Açores, sim. Deleite-se com aquela paisagem maravilhosa e depois, já sabe, queremos que nos conte tudo, com os seus habituais textos inspirados e as suas fantásticas fotografias.

      Boa viagem! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. O humor é o melhor ansiolítico que presentemente conheço. Outro, muito poderoso, é saber identificar tudo de bom que temos e, às vezes, nem sequer vemos.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou completamente de acordo, Paulo. E há tantas coisas, tão simples afinal, que nos fazem tão bem...

      Beijinho. Assim grande :)

      Eliminar
  3. :) Subscrevo, anda por aí muita agressividade e muita reacção em vez de reflexão. Watching out, then :)

    ResponderEliminar