terça-feira, 2 de abril de 2013

Memórias de Sevilha (I)


http://www.youtube.com/watch?v=FYxSw143IM4

Um dos momentos mais bonitos e marcantes da minha última e recente passagem pela cidade hispalense foi, entre muitas outras coisas de que um dia falarei, ou não, que isto é tudo uma questão de vontades, o privilégio de poder assistir a uma aula de Pilar Ogalla que, além de muito bonita e simpática, é uma extraordinária bailaora de flamenco.
Foi assim que, durante cerca de meia hora ou quarenta e cinco minutos,  ali estive  num canto da pequena sala, sem espaço para receber quem não seja aluno ou professor, sentada aos pés do guitarrista, imóvel e silenciosa, deixando-me levar por aquela música que me toca no mais fundo da alma e deslumbrando-me com a coreografia de Guajiras con abanico, maravilhosa de sensualidade, graça e elegância nos movimentos do corpo, que ora se revela, ora se oculta, nas voltas do leque e ao ritmo da música. E, como se isto fosse pouco, a aula teve ainda outro encanto especial: acompanhada por música ao vivo, como de costume, lá estava pois o habitual guitarrista; mas, em vez de um cantor, era a própria Pilar que cantava, dançava e ensinava como fazer, misturando  charme e volúpia, sentimento e emoção, tudo ao mesmo tempo. Magia pura!...
Sem fotografias nem filmes, este é um daqueles momentos que fica registado apenas na memória, mas que vale a vida.
Sevilha é isto e muito mais. Sevilha é para mim muita coisa, uma paixão sem razão nem porquê, intensa e duradoura como são quase todas as minhas paixões e que, como é próprio das coisas do coração, não consegue explicar-se.

6 comentários:

  1. Também adoro danças espanholas ou sul americanas, o tango, o flamenco, etc. è que aliam à garra, os movimentos, a música, a sensualidade e até o descaro....

    Vi flamenco em Madrid e adorei.No casamento do meu filho, duas amigas dele espanhola e portuguesa dançaram-no com os fatos próprios, lindas....

    Os meus filhos tocam Piazzola e a música faz-me vibrar até aos ossos!!

    Magia, sem dúvida....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magia pois, muita mesmo! Eu adoro flamenco e gosto também da palavra que escolheu e para o caracterizar, além da garra, sensualidade e tudo issso: "descaro". Para mim é uma paixão enorme, fiz aulas durante catorze anos e se há desgosto que tenho na área das artes é não ter tido formação musical desde muito pequena e não ter o talento para poder dançar assim, como a Pilar Ogalla, por exemplo.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Boa noite, Isabel Mouzinho!
    Não é a primeira vez que escreve sobre Sevilha e percebe-se com muita facilidade que tem paixão por esta bela cidade e pela sua cultura.Ainda para mais teve o privilégio de ver ao vivo algo de que gosta muito é soberbo! Imagino o quanto não deve ter vibrado!
    Já lá estive de passagem e ,do que pude ver, achei um lugar majestoso. Diverti-me imenso na Ilha Mágica. Foi inesquecível!
    Gostava muito de conhecer Barcelona...Vamos ver se vai poder ser no próximo Verão...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebe-se, não é? eheheh
      Pois eu adoro Sevilha. E Lisboa. E Paris. São as minhas três cidades... Mas falta-me Nova Iorque, Buenos Aires e o Rio de Janeiro, que ainda não conheço, hélas!
      Nunca fui à Ilha Mágica, apesar de ir a Sevilha mais ou menos uma vez por ano. Mas acho que não é bem o meu género. E Sevilha tem tanta coisa...
      Quanto a Barcelona, se nunca foi, vale a pena, mas não sou fã. Prefiro Madrid, de longe. Barcelona tem o Gaudí, que vale a pena ver, mas se lhe tirar isso, não sobra muito mais. E os catalães são execráveis! Mas isto é uma opinião muito pessoal. Vale o que vale ;)

      Beijinho, Madalena!

      (Gosto de a ver de novo por aqui ;)

      Eliminar
  3. Perante este admirável texto, pergunto: tem origem hispânicas, andaluzes? Familiares? Amigos deve ter, pois o seu conhecimento é profundo, não é de turista...

    Bjos

    ps: Buenos Aires é um assombro, o Rio é nosso e NYC é do Mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho origens hispânicas, nem familiares, nem nada,Paulo, tenho apenas alguns bons amigos espanhóis e tenho, mais que tudo, uma enorme paixão por esta Espanha alegre e cheia de sol, do sul. E depois sou assim: entrego-me inteira às minhas paixões...

      Buenos Aires, Nova Iorque e o Rio são as três cidades que eu ia conhecer agora, se pudesse!

      Grande beijinho :)

      Eliminar