quinta-feira, 4 de abril de 2013

Memórias de Sevilha (III)



Não sei se é efeito ou influência do meu signo, mas sinto às vezes como um apelo que me faz querer sentar-me calada e quieta na margem do rio e deixar os meus olhos perder-se naquela imensidão líquida, numa visão turvada pela luz do sol, mais cálido ou mais intenso, que me aquece o corpo e ilumina a cidade, atenuando-lhe os contornos e espelhando-os difusamente na límpida claridade da água. 
Sevilha é também este sossego manso e cintilante das águas do rio  brilhando ao sol, diante do qual o tempo parece suspender-se. E sou capaz de ficar demoradamente assim, imóvel, sem pensar em nada, ou embalada por doces fantasias,  esquecida das horas, entregue a uma preguiça boa que me pacifica o espírito e me faz sentir em harmonia com o que me rodeia, observando, desatenta, o seu lento deslizar, numa languidez entorpecida e purificadora.
Apercebi-me há pouco do que têm em comum as cidades de que mais gosto, para lá das características próprias, que as tornam únicas: um rio, que pode chamar-se Tejo, Sena ou Guadalquivir e uma luz penetrante, que me enfeitiça e acalma.

6 comentários:

  1. Mais uma bonita e romântica descrição de Sevilha feita por uma não menos romântica mulher que dá pelo nome de Isabel. Parabéns! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querida, Maria Vitória! Obrigada. Pois sim, sou romântica, às vezes demais. Sou Peixes, com tudo o que isso tem de bom e mau ;)

      Beijinho
      Isabel

      Eliminar
  2. O Douro também é mágico....e eu sou do sgno cancer também adoro a água....calma ou tumultuosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Virgínia é do signo da minha mãe e de outras pessoas de quem gosto muito. É um signo fantástico!
      Temos paixão da água (será dos nossos signos?) que me atrai e me assusta, quase de igual modo.
      Também gosto da água tumultuosa e, por isso, não posso estar muito tempo longe do mar.

      Beijinho

      Eliminar
  3. E Tamisa, não? Para mim, o rio mais romântico da europa é o Danúbio. Percorre tantas cidades e paisagens belíssimas... A minha enfermeira sevilhana diz que no Verão, a cidade atinge facilmente os 50ºC. Só na água mesmo...

    Beijinho:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tamisa nem por isso, Paulo; Londres é uma cidade que não me encanta. Quanto ao Danúbio, nunca o vi "ao vivo e a cores", mas acredito que seja profundamente romântico. ;)

      Tem uma enfermeira sevilhana? Isso deve ser uma animação: entre uma injeção e um curativo, ainda sai uma sevillanita com castanholas e tudo, não? - brincadeirinha! :P

      Beijinho :)

      Eliminar